domingo, 7 de outubro de 2012

Trairi vive uma campanha eleitoral das mais disputadas dos últimos 10 anos


Talvez nos últimos 10 anos o Trairi não viveu disputas tão intensas, seja ela no quantitativo como no qualitativo. O Blog acompanhou essa campanha por todos os 10 municípios da região.
Vamos pegar a BR-226 e seguir em passeio pelas cidades…
Serra Caiada: Socorro de Faustinho começou como favorita, sofreu no meio da campanha com o crescimento de Keka, mas na reta final mostrou que mantém o favoritismo, segundo pesquisas divulgadas. A última pesquisa mostra Socorro liderando com mais de 30% de diferença para Keka, a segunda colocada. Keka tomou para si a rejeição da gestão de Jessé, que durante seu mandato deixou a desejar.
Tangará: Talvez uma das campanhas mais brigadas, onde agressões e xingamentos aconteceram, o grupo do ex-prefeito Gija registrou diversas queixas de agressões contra seus eleitores, entre tantos uma jovem de 16 anos, que tanto foi agredida e chegou a ser colocado um colar cervical, em virtude do espancamento sofrido. Apesar da campanha ter partido para a parte pessoal dos candidatos, as pesquisas mostraram a forte liderança de Gija e Erociano, que na reta final lançaram Alcimar e Chicuta, em virtude da segurança jurídica para a oposição, pois Gija e Thiago não conseguiram sucesso judicial. Na reta final, Gija comandou as maiores mobilizações, conhecido pelo povão de pé no chão passando pelas ruas da cidade.
Sítio Novo: Nenem conseguiu atrair vereadores para a sua base e ficou com 5 vereadores dentro da Câmara Municipal. Sua campanha começou desde o dia da derrota, chegou como favorito na disputa, mas não esperava o crescimento do Major Edilson e de Chiquinho Camilo. O Major mostrou força em diversos pontos da cidade, sempre retirando a maior parcela de votos de Nenem, deixando o grupo da situação em crescimento, quando Chiquinho com a liderança de Wanira começou a crescer. Na reta final… Wanira mostrou porque foi eleita Prefeita por duas vezes e comandou os maiores movimentos. Wanira e o Major Edilson quase celebraram uma união, mas mesmo assim fica visível que ambos buscam derrotar o grupo político que já administrou a cidade na figura de Hudson Xavier, irmão de Nenem, que atualmente nem mesmo pode votar, pois encontra-se com os direitos políticos suspensos. Quem é favorito? Todos e ninguém… vamos esperar o resultado.
Lajes Pintadas: A campanha foi apertada e reeditou a disputa de Fábio e Preta em 2008. Campanha indefinida, teve apenas uma pesquisa registrada, onde mostrava Nivaldo na frente, o que indicaria uma virada, pois em 2011 foi publicada pesquisa do Instituto Gama com Preta liderando. Campanha também não tem favorito, vai ficar mesmo para o final.
Campo Redondo: A bela cidade no alto da Serra viveu uma campanha de reviravoltas. Welby era candidato ao lado de Egídio, a Lei da Ficha Limpa barrou o mesmo, mas para quem esperava que os bacuraus fosse “cair de produção” o engano coube bem. O Doutor Alessandru movimentou muito mais que Welby e mostrou que a oposição estava viva na disputa, onde o atual prefeito, e candidato a reeleição, mostra um grande desgaste. Greves e vários momentos de instabilidade administrativa colocam hoje a campanha em Campo Redondo com o favoritismo para o Dr. Alessandru.
Coronel Ezequiel: Taú e Boba protagonizaram uma campanha muito apertada. Até o momento nenhum dos articuladores afirma com certeza quem poderá vencer. Aliados como Tomba, aguardam a vitória de Taú, com base em sondagens. Do outro lado, Boba acredita que o seu trabalho realizado na gestão será reconhecido e também afirma ter sondagens que mostram seu favoritismo. Lá também será voto a voto.
Jaçanã: A beleza da serra teve uma campanha relativamente calma, Evanuel Paulo, vice-prefeito, conversou muitas vezes com o Blog mostrando que tinha confiança na sua campanha. O mesmo mostrou-se decepcionado com os Farias, família tradicional da política jaçanaense e que atualmente tem Uady Farias como prefeito municipal. Difícil mesmo para oposição é confrontar motivos políticos diante do trabalho de Uady, eleito pelo Blog por três anos como o melhor prefeito da região do Trairi. Uady apoia Esdras Farias, favorito desde o lançamento do nome e da união da família Farias. Pesquisa mostra que Esdras lidera com quase 70% das intenções de voto, talvez seja a eleição mais fácil do Trairi.
São Bento do Trairi: A desarticulação da oposição colocou Tula novamente como imbatível. Jamilton e Welson desarticulados com Kleber e Jailson provocaram o crescimento de Kaly e Cassinha, que tem o apoio da gestão de Zé Nilton, desaprovada em pesquisas. Zé Nilton se afastou do pleito, e deixou o espaço para a ex-primeira-dama, que lidera a pesquisa Consult com mais de 40%. Na reta final, Jamilton mostra uma pesquisa em que estaria empatado com Kaly. No entanto, muitas vezes foi observado que Kleber Costa seria o candidato favorito para disputar com Kaly, mas talvez faltou fôlego em virtude da desarticulação dos opositores de Tula. Kaly é favorita a sair vitoriosa, mas vamos contar os votos e conferir mesmo.
Japi: A cidade de São Sebastião protagonizou vários fatos novos. A união dos Medeiros não foi suficiente, Jodoval começou tímido, mudou o comportamento agressivo para conciliador e articulador. Zé Darci não seguiu Tarcísio Medeiros, e foi para oposição. A disputa polarizou, muitos dizem que Jodoval é o favorito, mas o prefeito disse acreditar nos seus cálculos, e espera uma vitória tranquila. Favoritismo é esperar as urnas somarem os votos.
Fonte:Wallace

Nenhum comentário: