quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CUITÉ E NOVA FLORESTA PODEM FICAR SEM ÁGUA EM POUCAS SEMANAS


O Nordeste vive uma das maiores estiagens da história, senão a maior. O drama, iniciado depois do último inverno, que ocasionou precipitações muito abaixo da média, intensifica-se.
Sem água suficiente para assegurar, aos reservatórios, níveis ideais até o inverno seguinte, o abastecimento em dezenas de municípios entra em colapso. Esta é a realidade do Boqueirão do Cais - Cuité. Com capacidade máxima para 12 milhões de metros cúbicos, encontra-se, no momento, com 3 milhões, ou apenas 25% .
O açude é responsável pelo fornecimento d´água desta cidade e da vizinha Nova Floresta. O reservatório está quase seco. De cima da Serra de Cuité se tem uma visão exata do quadro em que vive atualmente o Cais: ilhas emergindo e margens crescendo, mais e mais, de tamanho. 
Algumas semanas para frente e a Cagepa deve anunciar o corte no fornecimento para as duas comunidades. São muitas as reclamações dos consumidores que recebem em suas residências uma água sem qualidade, apresentando coloração escura e resíduos de lama. 

PERSPECTIVAS

Talvez não haja muito para comemorar se a solução for esperar bom inverno para 2013. Historicamente os anos terminados em “3” nunca representaram sinônimos de boas chuvas. O que não vale para os anos terminados em “4”.
1974, 1984, e 1994 foram épocas de ótimos índices de precipitação. E como muitos devem lembrar 2004 choveu tanto que trouxe muitos vexames para o governo Cássio Cunha Lima. Foi em 2004 que a barragem de Camará, em Alagoa Grande, não suportou a força da água, rompeu-se e inundou a cidade.
“Deve chover nos próximos meses, mas abaixo dos índices normais,” diz pesquisadores. Se os números estiverem certos, significa dizer que a seca está apenas começando.  

Por Célio Furtado via Cuité Notícias

Nenhum comentário: